Comecei a ver por aí mais apelos ao regresso de Passos Coelho. Em 2013, por duas vezes, tive de pedir 20 euros ao meu pai para poder comer. Vão com o Passos Coelho para a ganda puta que vos pariu.
Estranho, um secretário-geral de um partido que depois de deixar as funções não é logo convidado para ir para a Goldman Sachs ou para o FMI ou para a Fundação do pingo doce, vá. Qualquer coisinha...
Àqueles que ainda estão de boa-fé, no meio disto, aos democratas, vale a pena insistir na distinção:
1. Apoiar o povo ucraniano e apoiar Zelenski são coisas diferentes.
2. Defender o caminho da diplomacia e da paz não é defender a Rússia.
O PCP é a única força partidária em Portugal que tem de justificar minuciosamente as suas posições. Não que o PCP não ache o esclarecimento importante, mas porque para os seus inimigos de classe é fundamental subtrair tempo à intervenção de classe do PCP. (1/2)
Ai vocês acham que o fascismo começou com botas cardadas na rua? Não, amigos, começa sempre com a relativização do ataque aos comunistas, com o contributo das elites burguesas nos media, com a hipocrisia sonsa dos sociais-democratas. E eles muito ofendidos, sempre: quem, nós?
O João Cabeleireira foi receber a condecoração da presidência da república com uma t-shirt dos Dead Kennedys a dizer Nazi punks fuck off.
É isto que é um músico de classe.
A profusão de anticomunismo das últimas semanas, sob a capa de humanismo, não vem da extrema-direita, mas do extremo-centro. E esse anticomunismo, comandado pelo PS, é muito semelhante ao de 75. +
São trabalhadores que, em armazém, têm de embalar 200 caixas por hora e se não o fizerem levam processos disciplinares. Em loja, a falta de pessoal e as condições rudimentares são visíveis a quem tirar a cabeça do meio das pernas. Muita coragem e força para estes trabalhadores.
Na verdade, esta urgência de atacar o PCP (nós não estamos a assistir ao suicídio do PCP, estamos a assistir a (mais uma) tentativa de assassinato) é já só um espasmo emocional. Já nem um mínimo racional há ali, é só um reflexo.
Recapitulando: o PCP, malvado, chumbou o orçamento mais á esquerda de sempre, mas o PS faz campanhas à pala das propostas do PCP. É isto? Vergonha é que não têm nenhuma.
A maioria dos governos do eixo Atlântico, neste momento, não representa as populações. E aqui está a demonstração de que democracia não é um ato eleitoral único.
Sinéad O'Connor aguantando los abucheos que acabaron con su carrera, en un concierto de Dylan en el Madison Square Garden, por denunciar los abusos sexuales a menores en el seno de la Iglesia Católica en Irlanda. El tiempo le dio la razón. Descansa en paz.
Acho historicamente fascinante os reformistas de todo o mundo indignados com Putin depois de décadas a forçar a queda da URSS para dar lugar a gajos como Putin.
É absolutamente delicioso ver malta que quase se cuspia a vociferar contra as iniciativas do PCP (organizadas e em segurança) meter imagens da festa do seu clube na rua. Delicioso!
Passam hoje 48 anos que foram libertados os presos políticos. Os citadores de Sá Carneiro continuam a esquecer-se que este advocou a continuação da pena para muitos presos políticos e esteve na discussão da continuação de uma polícia política com Spínola.
É um dia para celebrar sem esquecer que se não fosse pelo movimento popular, o Forte hoje era um hotel, numa política de entrega do património aos privados que o PS defendeu, já depois de 2015.
Hoje, nos 50 anos da libertação dos presos políticos em Peniche, abriu o Museu Nacional Resistência e Liberdade; amanhã, no CCB, o Coro de São Carlos e a OSP interpretam o Requiem de Lopes Graça e no dia 1, abre um novo espaço expositivo no Tarrafal. Dever de memória.
Imaginem que o telejornal abria com "trabalhadores da Barbot e Pernel Metal conseguem aumentos salariais após ações de luta e greves". Não imaginam porque isto nunca foi notícia. Ia-se agora estragar a narrativa de que não vale a pena e o melhor é a resignação e o medo...
Ao PCP não devemos só a luta contra o fascismo, sendo o único partido português que aguentou ininterruptamente a proibição de organizações partidárias durante 48 anos. Ao PCP devemos a resistência que levou a essa medida autoritária. 1/3
A M. cresceu num bairro muito pobre, ambos os pais reformados cedo por invalidez, numa casa com telhado de zinco. Passei lá muitas horas. Foi sempre uma belíssima aluna e é, ainda, uma amiga incrível.. E eu achava que por andarmos os 2 ali na escola que a vida seria melhor. 🧵
O PCP não está ali para debater com o André Ventura. O PCP está ali para olhar o fascismo nos olhos e dizer "nós sabemos o que tu queres e o que tu queres é acelerar o enriquecimento dos que já têm de mais, enganando os que têm muito pouco, mas tu aqui não enganas ninguém."
Demorei muitos anos a perceber as declarações pós-eleitorais da CDU. A ideia de vitória ou derrota não se faz pelo número de votos mas pela concretização dos seus objetivos ou dos do capital. No caso, o capital investiu muito no desaparecimento institucional da CDU. Falhou.
Há 20 anos, houve pessoas que andam por aqui que defenderam a invasão do Iraque. Ainda hoje não se retrataram de ter promovido a mentira das ADM. Não esperem que daqui a 20 anos esta gente admita que esteve do lado do genocídio na Palestina. É uma gente sem escrúpulos.
É bom ver tanta gente a reconhecer esse lado humanista inegável do Jerónimo de Sousa. A seguir verão que essa também é uma característica central no Paulo Raimundo. É, de resto, uma característica central dos comunistas.
Nos 109 anos de Álvaro Cunhal, é importante lembrar o seu contributo fundamental na discussão sobre os objetivos do Neorrealismo e que ainda hoje é entendido como uma ortodoxia ou um purismo realista. Nada mais falso. 🧵
Vou repetir: estamos a um passo de uma revisão constitucional que retire princípios basilares da nossa posição no mundo, como o são o da não-ingerência e da rejeição de blocos político-militares. Mas a culpa, claro, é a linguagem do PCP.
Da necessidade do esclarecimento:
Uma das minhas colegas chamou-me para me perguntar porque é que os deputados do PCP no PE votaram contra a condenação da guerra na Ucrânia. Comecei por explicar que era uma resolução e que no seu conteúdo apelava à intervenção da NATO. +
Mas, ao mesmo tempo, ninguém pergunta aos PS e ao PSD porque é que insistem em desafiar o postulado na Constituição sobre relações internacionais e a precipitarem-se num discurso belicista ou de chantagem económica. (2/2)
Numa das dimensões da vida em que mais dificuldades se colocam ao trabalho, o STOP foi o espaço encontrado que qualquer autarquia deveria acolher e estimular como uma solução importante para os trabalhadores da cultura. Mas o déspota Moreira odeia a democratização da cultura.
A vindima é uma atividade dura e muito mal paga. Foi sempre um momento de grande exploração no Douro. Paguem aos trabalhadores, deem-lhes horizonte de trabalho para além da sazonalidade.
A narrativa de Adriano Moreira era a de que o exercício das suas funções não era uma opção política, mas uma missão formal patriótica, como se tratasse apenas de um servidor público. Mas o que Moreira fez foram opções políticas que implicaram diretamente a vida de terceiros. 🧵
Ontem andou a circular um vídeo caricato daquele moço Jonet a apelar ao regresso de Passos Coelho. Tirando esta palhaçada, ele sublinha uma questão importante: a relação promíscua entre o setor público e privado nos governos do centrão. Mas só falou no que lhe interessa. 🧶
MEU, O TEU PARTIDO CHUMBOU PROPOSTAS PARA A HABITAÇÃO!
este gajo é provavelmente a pessoa mais desavergonhada que eu conheço. tira-me completamente do sério.
Que o incêndio na Mouraria, que vitimou tantos migrantes desprotegidos, sirva ao menos para sacudir as nossas consciências. A habitação digna é um direito de todos.
Centros de trabalho vandalizados, site hackado, manifestações com bandeiras nazis à porta de centro de trabalho. E o que diz a pequena-burguesia? "Puseram-se a jeito". Como na "Coutada do macho ibérico". É definitivamente aqui que nos distinguimos - nós, os democratas.
A Sara Tavares foi o maior exemplo de como é possível e necessário virar costas à posição dominante, à chantagem do mercado, e fazer um trabalho artístico singular e livre.
Só a luta dos professores provocou isto. Mais nada. Nenhum governo podia aguentar mais. A direita deve estar bem fodida por lhes ter calhado a eles, mas mais fodido deve estar o PS e a sua entourage da educação que odeia os professores.
Há 100 anos nascia José Dias Coelho, escultor, pintor, gravurista, ceramista, desenhador e militante comunista assassinado pela PIDE aos 38 anos. Génio corajoso e camarada incansável. Viva José Dias Coelho!
Durante anos, a cultura do Porto foi garantida com muito poucos (ou nenhuns) apoios e muito sacrifício por gente resistente. Foi nesse contexto que o STOP nasceu. E o Porto foi sempre isto apesar da tentativa de corromper esse ideário popular. +
A narrativa da transferência de votos no Alentejo tem como objetivo consolidar a ideia de atração dos opostos, numa determinação moral daquilo a que chamam "extremismo". É a ideia de que extremismo é uma coisa má, sem identificar o objeto desse extremismo. +
Gente de partidos que cortaram salários e pensões, com militantes que circulam em portas giratórias entre setor público e privado, a falar sobre um exemplo que é um eleito CDU não ir para a política por dinheiro. É, de facto, fascinante e o grau zero do descaramento.
Este clip tem passado à minha frente e até já vi um lobista da União Europeia a dizer "este gajo é muito bom", mas não consigo ver o mérito desta intervenção. Sem conteúdo, sem nada, é só um tipo a dizer frases inconsequentes. É isso que é "um gajo ser muito bom"? Tá bom!
O que mais admiro na Sandra Pereira é o compromisso dela com o país no lugar que ocupa. Incansável, inquebrável. Quem assistiu à intervenção da Sandra no PE e em todas as jornadas de trabalho por Portugal sabe bem que é de deputadas assim que precisamos.
A Sandra Pereira é uma mulher de garra com raízes no coração da Serra da Estrela. É deputada ao Parlamento Europeu desde 2019 e é a segunda candidata na lista da CDU nestas eleições. 🧵
A Cristina vai fazer muita falta na AR. Pela proximidade com as pessoas que trouxe, pelos temas que assinalou e pela capacidade de trabalho. É uma pena ver sair mulheres assim do hemiciclo.
(falta aqui um tweet inicial que não saiu, não sei porquê)
Sobre o Dia Mundial da Criança:
A M. foi minha colega na primária. Há mais de 20 anos que trabalha numa padaria e apesar de ter tentado abrir um negócio dela, o banco nunca lhe concedeu crédito. 🧵
Estive a ler as teses do PCP para o congresso. Não é o PCP que está igual há 40 anos. São vocês que pensam e dizem a mesma coisa sobre o PCP desde os 15.
Foi uma pena o DN não ter espaço para mencionar esta intervenção na notícia sobre a grunhice neste debate. Até o cds teve direito a menção e o PS especial destaque. Mas quando se enfia o dedo nos interesses do capital e não se fica só pela moral já não interessa, né?
PCP confronta Chega com a sua hipocrisia: o Chega não é contra estrangeiros se forem ricos, é contra pobres e trabalhadores, para se alimentar do ódio e virar trabalhadores contra trabalhadores. O Chega quer as portas fechadas para promover a imigração ilegal, para promover a
Em Portugal, o principal partido da oposição não é o PSD. O PSD foi o segundo partido com mais votos numa eleição. O principal partido da oposição é o PCP.
A minha colega não é nenhuma intelectual de monta, não faz comentário político no twitter, nem tem de se preocupar em ficar sem trabalho ou amigos por causa do PCP. É com ela e com tantos outros trabalhadores que o PCP faz o seu caminho de paz e solidariedade entre os povos.
Cheguei com um camarada italiano ao posto mais avançado das tropas russas em Mariupol. Um soldado disse que éramos loucos e chamou outros para verem os jornalistas que tinham conseguido chegar até ali. Do outro lado do canal, a centenas de metros, estava o neonazi Batalhão Azov.
É fascinante como as elites portuguesas se aproveitam da visita do papa para fazer a mais nojenta propaganda, beata e demagógica, e como tudo isso é o exato oposto da intervenção do papa, nestes dias. A direita não tem escrúpulos, mas ocupa muito espaço na missa.
Os líderes europeus querem manter 70 milhões de pobres e 20% de desemprego na Europa. Não aceitamos isso! Por isso, organizamos este fim-de-semana uma Contra Cimeira Europeia no Porto para defender que outra Europa é possível!
@europeanleft
@Left_EU
Em 2023, pela primeira vez na sua história, as trabalhadoras da Dan Cake pararam as máquinas. O PCP esteve nesta primeira greve destas operárias, como Partido de vanguarda que é. Há 103 anos.
Cá estaremos sempre, para uma terra sem amos. O futuro tem Partido.
Dois eletricistas entram em minha casa e veem um autocolante do Partido. Diz um:
- ah, estes é dos bons! eu também sou vermelho! na bola é que sou azul!
- é do Porto?
- nada disso, sou só Belém!
Já estamos a ouvir o Cobreti.
É assim, a vida da classe trabalhadora.
O direito das crianças começa, em primeiro lugar, nas condições dos pais, no salário, no acesso aos cuidados de saúde, no tempo, na mobilidade, na habitação e na certeza de um outro acesso à educação. 🧵
É preciso dar combate a esta conversa destes criminosos e não é na internet a discutir com liberalfachos e aspirantes a burgueses limitados da iniciativa liberal. É na rua e nos locais de trabalho.
Segundo alguns protagonista, o 25 de novembro veio colocar um travão à intenção do PCP criar uma ditadura do proletariado (uma experiência soviética dos anos 20 em 1975 é um processo de intenções complicado de defender, mas foi a teoria vencedora). Essa teoria tem falhas lógicas
Vamos também lembrar que foi Fernando Negrão um dos que mais se manifestou contra a introdução da Constituição no programa curricular das escolas. O PSD tem medo que o povo compreenda a Constituição material e a consiga relacionar com a realidade constitucional.
Vou-vos contar uma história sobre o prestígio do PCP.
Hoje, de manhã, uma colega minha diz-me à porta do elevador: "vocês têm de fazer alguma coisa, meter uma providência cautelar ou assim". E eu assim meio que sem perceber, lá lhe perguntei do que falava. 🧵
Para os comunistas não há aqui qualquer novidade. E a falta que faz o contributo do
@brunoramosdias
na Assembleia da República nestas matérias. É por isto e muito mais que é importante dar mais força ao PCP, um partido verdadeiramente patriota.
A votação do Livre relativamente ao 25/11 não representa apenas o encimadomurisno, com o qual se caracteriza habitualmente o partido de Tavares. Ela reflete profundamente a natureza anticomunista do Livre. 1/6
Ela, que nunca votou no PCP ou quis alguma vez saber da nossa proposta, sabia que se há um partido que pode mobilizar a população, que pode intervir em defesa do interesse exclusivo das populações, esse partido é o PCP. É isso que ela sente que é a democracia.🔴
E depois, para além disto tudo, o direito das crianças é, também, o direito ao afeto, ao estímulo de todo o seu potencial, da emancipação e da autonomia. E é por tudo isto que este é um dia central da nossa vida coletiva. Porque o direito das crianças é responsabilidade nossa. 🔴
"O fascismo cura-se lendo e o racismo cura-se viajando."
Frase do romancista, dramaturgo, poeta e filósofo espanhol Miguel Unamuno. Entre 1931 e 1933 também foi deputado.
O direito das crianças começa, também, no acesso a uma alimentação digna, ao espaço público para a brincadeira, à qualidade do ambiente das vilas e cidades, a uma conceção de cultura e educação que seja democrática e livre. 🧵
No mural coletivo do edifício da sede nacional do PCP, Jorge Vieira, de quem hoje assinalamos o centenário, contribuiu com os seus famosos camponeses, num baixo relevo incrível.
Ó Luís Castro, "os portugueses" não sabem é como pagar ao dentista porque o SNS tem um défice absurdo em dentistas. Parem de chamar ignorantes às pessoas e juntem-se à luta pela defesa do SNS e pelo aumento dos salários.
Poucos portugueses sabem o que realmente se passa com os seus dentes...
É de literacia em saúde oral que vamos falar no SOCIEDADE CIVIL desta Quinta, às 14h.
Rabo de Peixe já teve atenção suficiente. Mas sobre esse universo e bem mais dentro dos realismos contemporâneos está o magnífico Lobo e Cão, da Claudia Varejão - o melhor filme que vi este ano.
O "extremismo do Gonçalvismo" que um apaniguado do PS aí escreveu foi isto: direito à greve, salário mínimo digno, subsídios de férias e de Natal, assistência na doença e na maternidade, subsídio de desemprego. Eles não são ignorantes, eles mantém é o spin da guerra fria.
101 anos a lutar. Um Partido que tratas por tu, onde tudo é construção, onde a realidade não depende de ninguém, senão de nós, onde a poesia somos nós.
Se repararem, os media nunca noticiam greves no setor privado. Mas elas existem e têm sido cada vez mais frequentes. Se achas que a realidade do país passa em direto na televisão é melhor parares de ver televisão ou pousares o telemóvel.
O problema central do extremo-centro (eheheh) é a facilidade com que aceita a ideia de inevitabilidade. Em 2002 aceitou a crise dos défices. Entre 2008 e 2011, aceitou o discurso da TINA diante do avanço neoliberal. Agora, já sem a cara tapada, defende o avanço da NATO. +
Até agora não houve um único movimento do Bloco de Esquerda no sentido de apoiar as manifestações da CGTP-IN. Mas quando for o congresso aparecem a dizer que querem pertencer à direção. Felizmente por aqui anda muita gente das cúpulas, pode ser que leiam isto.
A agenda da UE na Ucrânia ficou ontem bem clara nas palavras de Tiago Antunes, Paulo Rangel e Ana Gomes. PS e PSD são cães de fila para a validação de uma espécie de plano Marshall cujo objetivo é explorar os recursos da Ucrânia e cercar a Rússia. +
Portanto, a manifestação era a exigir o cessar-fogo na Palestinos e a Úrsula atira com a liberdade de expressão em Moscovo.
Esta gente toma muitos de vós por burros e por garantidos.
É tão lindo o meu Partido. Este trabalhador não é do PCP porque o PCP é glamoroso ou porque faz bons memes e bons vídeos. É do PCP porque o PCP é o Partido que ali está o ano todo, que não o trai e porque lhe dá um horizonte igual e fraterno.
"eu sou PCP" diz um operário da Lisnave ao Paulo Raimundo. No dia em que o PCP faz 103 anos. Partido da classe operária e de todos os trabalhadores. Orgulho de classe ✊🏾
não há troll nenhum na internet, não há anarcobeto ou sonso encartado que abafe a verdade desta intervenção. é por intervenções como esta que o capital mete os cães de fila a trabalhar.
Perante a evidência e as graves consequências da fuga contínua de trabalhadores portugueses para o estrangeiro (a fugir dos baixos salários e da incapacidade de ter uma carreira e uma perspectiva de vida) e da consequente falta de mão-de-obra, o PS repete a cartilha neoliberal +
Da tentativa de apropriação do 8 de Março pela burguesia, o problema central não são as flores, são "as mulheres bem-sucedidas", sobretudo na arte, no desporto e no setor empresarial. É um truque cativante, mas uma aldrabice sem fim. Nestes destaques não há lugar para a L. 🧵
No Avante! desta semana pode ler-se um dado curioso: os debates em sinal aberto e em simultâneo nos 3 canais generalistas serão apenas entre PS e PSD. Temos, assim, estes OCS a decidir sobre o objeto destas eleições. A violação do princípio da igualdade de tratamento fica clara.+