cesarchiyaya Profile Banner
César Chiyaya Profile
César Chiyaya

@cesarchiyaya

Followers
12K
Following
5K
Statuses
17K

Political Investigator | Copywriter| 🇦🇴 | email: [email protected]

Joined December 2018
Don't wanna be here? Send us removal request.
@cesarchiyaya
César Chiyaya
4 hours
LUTOU MESMO SOZINHO? A bancada parlamentar do MPLA, no poder há já 50 anos, entende que Agostinho Neto é o único herói nacional porque foi ele que lutou sozinho contra o exército português e venceu a batalha devolvendo Angola aos angolanos. — “E até lá, estou-me nas tintas”.
Tweet media one
2
2
9
@cesarchiyaya
César Chiyaya
8 hours
@cristiano_smack Mano, se as pessoas soubessem o quão é desorganizado o Congo!!!!!
0
1
3
@cesarchiyaya
César Chiyaya
9 hours
@Chilembe_junior Aparentemente está confiável
1
0
0
@cesarchiyaya
César Chiyaya
9 hours
Aqui está a entrevista que ele concedeu à JA:
0
0
3
@cesarchiyaya
César Chiyaya
12 hours
QUEM PODE SER HERÓI EM ANGOLA? Em Angola, os heróis nacionais são aquelas figuras históricas que participaram diretamente na luta contra o colonialismo português, como foi o caso da já falecida”FNLA, do MPLA e da UNITA: 1 - Mas a questão que se coloca é: por que razão apenas estas figuras políticas destes partidos podem ser consideradas heróis? 2 - Bem, quer gostemos ou não de figuras como Jonas Savimbi, Holden Roberto ou até mesmo Agostinho Neto, a verdade histórica é que foram eles os responsáveis pela assinatura dos Acordos de Alvor, em Portugal, no ano de 1975. O QUE FORAM OS ACORDOS DE ALVOR? 3 - Os Acordos de Alvor representaram um marco histórico no processo de independência de Angola. 4 - Foram assinados a 15 de janeiro de 1975, no Hotel Penina, em Alvor, Portugal. 5 - Estes acordos foram celebrados entre o Governo português e os três movimentos de libertação angolanos: MPLA, FNLA e UNITA. 6 - Objetivo principal dos Acordos de Alvor: Reconhecer o direito de Angola à independência. 7 - Resultados iniciais dos Acordos: Criação de um governo de transição, composto por representantes dos três movimentos e do Governo português. 8 - As partes acordaram, entre outros pontos, a realização de eleições livres e democráticas no dia 11 de novembro de 1975. 9 - Infelizmente, os comunistas angolanos não respeitaram o acordo. 10 - Agostinho Neto, sozinho, autoproclamou-se Presidente da já extinta “República Popular de Angola” – sem dar espaço para qualquer concorrência política. 11 - Ou seja, Agostinho Neto, outra vez sozinho, implantou um regime de partido único, baseado nos princípios comunistas, à moda da Coreia do Norte. 12 - Os comunistas excluíram completamente as outras duas figuras da política nacional. 13 - Com esta exclusão política, Angola entrou imediatamente numa guerra civil que durou 16 anos, até 1991. 14 - Foi apenas em 1991 que o regime comunista de partido único foi finalmente derrubado. 15 - No entanto, a cultura, os valores e a mentalidade comunista, que pressupõem o atraso social, permanecem e continuam a influenciar a política e a sociedade angolana até hoje. 16 - Há quem diga que Angola não é um país comunista, mas infelizmente, a prática diz o contrário. 17 - Aliás, Agostinho Neto continua a ser o “único herói nacional” – que lutou contra o exército português e venceu, sozinho. ———— “E até lá, estou-me nas tintas”.
Tweet media one
5
6
31
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
GUERRA RDC-RUANDA A #RDC enviou uma carta à Fórmula 1, pedindo que ela encerre as negociações com #Ruanda sobre um Grande Prémio em #Kigali, após a ocupação de grandes áreas do leste da RDC por tropas ruandesas. —— “E até lá, estou-me nas tintas”.
Tweet media one
0
3
5
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
@Lweji_1998 Assim vou fazer uma análise para alguém q diz q um país q a palavra “heróis” vem no singular “está tudo bem”?
0
0
0
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
@panaceia12 Nenhum deles é meu herói, portanto, rejeito a oferta.
0
0
0
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
@panaceia12 “Portugal tem pelo menos 15 heróis nacionais”, foi isso que escrevi.
1
0
0
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
Ou seja, na história da humanidade, Agostinho Neto é o único herói nacional que lutou sozinho contra um exército – neste caso, derrubou sozinho o exército português e venceu.
0
0
4
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
@VarelaRobson1 Viva o líder!
0
0
0
@cesarchiyaya
César Chiyaya
1 day
@JoaquimFaustin Se for o caso da pequena Vitória, na verdade, não houve nenhum tiroteio, o tiro, supostamente, veio de um outro adolescente, filho de um comandante da polícia que achou que seria engraçado levar a arma ao colégio e brincar de se atirar.
0
0
2