![André Bellini | Manual da Economia Profile](https://pbs.twimg.com/profile_images/1868924058538061824/ulPfJTDE_x96.jpg)
André Bellini | Manual da Economia
@bellini_mello
Followers
465
Following
23K
Statuses
585
Economista. Eu reclamo do desenvolvimentismo aqui: https://t.co/6kdJ9TWdMD
Oslo, Norway
Joined January 2013
RT @RafaelFM_55: O problema do Boulos, e da esquerda em geral, é não entender patavinas de como funciona a economia ou o mercado. Mas é err…
0
19
0
RT @viniquinun: Costumo brincar que o brasileiro quer estado de bem estar social sueco, poder de compra americano, crédito imobiliário espa…
0
53
0
Gente que nasceu com tudo nas mãos e se sente culpado de ter gente mais pobre que eles por conta da "dinâmica da exploração capitalista" ou algo do tipo. Aqui isso ainda é leve eu diria, nos EUA, de onde eles importam essas pautas imbecis as madames PAGAM pra ser humilhadas:
Qual é o fetiche do branco castrado de esquerda em glorificar os conquistados em vez de se orgulhar de seus ancestrais conquistadores? Puta ideologia de fracassado, não é atoa que são todos fodidos da cabeça dependentes de tarja preta. Preto e indígena que têm orgulho de sua ancestralidade faz o sentido em uma narrativa de resistência; já o branco ressentido tem que levar pedrada.
3
7
93
@gibsfoda KKKKKKKKKK, Mais alguns anos tu aprende a garrar nojo desses palpiteiro burro de Twitter q nem eu
2
0
9
Sobre a meta de inflação ser muito alta pra realidade do Brasil Aqui com certeza cabe uma discussão, talvez ela esteja certa e a meta seja muito apertada pro Brasil, alguns economistas já comentaram sobre isso antes. Porém é importante levar alguns pontos em consideração 1) Não há indícios de que aumentar a meta de inflação possibilite reduzir de forma permanente os juros estruturais. Reduzir o juro neutro passa por ajustar o fiscal pra reduzir o risco-país, coisa que é proposta desde o Governo Lula 1, mas que nunca foi dado a devida atenção 2) Aumentar a meta sem consolidação fiscal vai só fazer o mercado aumentar a expectativa de inflação (a percepção que se tem é que o governo quer uma desculpa pra gastar mais e desistiu de controlar as despesas). 3) Inflação alta tem um custo eleitoral grande. É só ver como a avaliação do governo piora toda vez que a inflação começa a impactar demais o custo de vida das pessoas. Todo mundo sente, todo mundo reclama. Se o governo quiser comprar essa briga, talvez pague um custo muito alto em 2026. Sobre IPCA, Core Inflation e afins Por último a Yasmin traz o dado de que nos EUA a taxa de juros é definida com base na CORE Inflation (inflação menos preços de comida e gasolina), pois esses seriam voláteis e transitórios. Ela se pergunta porque aqui não seguimos essa mesma linha pois “energia, alimentos e combustíveis são imunes a juros altos”. O que acontece é que aqui no Brasil, os choques de preços em combustíveis e alimentos não são tão transitórios quanto nos EUA. Quantas vezes você viu o litro da gasolina voltar pra menos de 3 reais desde 2015? Pra menos de 5 desde 2020? A inflação no preço dos alimentos também é fortemente baseada no dólar, tornando ela mais sensível ao câmbio, e o câmbio por sua vez é sensível ao juro. O percentual que as famílias brasileiras gastam da sua renda em gasolina e comida também é bem maior do que as famílias americanas, tornando esses preços mais importantes pra mensuração da inflação aqui. E o outro ponto é que a economia brasileira é bastante indexada em comparação à americana. O salário e vários preços são anualmente reajustados com base na inflação passada que considera os preços da gasolina, energia e alimentos. Como tem spillover dos preços de gasolina, energia e alimentos (e também do câmbio), pra salários e outros preços, é mais seguro considerar a inflação cheia pra colocar a meta da Selic do que ignorar esses preços. No mais, quem achar que é mais inteligente que os economistas que desenvolveram o modelo DSGE pro Bacen pode ir lá e desenvolver o seu próprio modelo que seja melhor que esse aqui: Não vou endereçar uma por uma das soluções que ela deu pois o Tweet já tá muito longo e o ponto principal que eu tinha pra passar já está aí. Porém, vou concordar plenamente com o ponto 8 (chega de mamata corporativa) e dizer que sou aliado de qualquer proposta de cortar subsídio que esteja sendo dado sem avaliação de resultado.
2
0
6
RT @XadrezVerbal: Ainda sobre Trump, tanto Trudeau quanto Sheinbaum soltaram notas que conversaram com Trump, que as tarifas estarão suspen…
0
158
0
RT @ivanildoiii: Para o resto do mundo, toda importação necessariamente demanda uma exportação de igual valor. Há uma exceção a regra: os…
0
14
0
O judiciário arrecada sim Barroso. Arrecada e coloca no bolso dos irmãos batista:
“O custo do Judiciário é lembrado com frequência, e o Judiciário de fato tem um custo relevante. Custamos R$ 132,8 bilhões ao país, 1,2% do PIB (...), mas esse custo inclui o Ministério Público e a Defensoria Pública. (...) O valor arrecadado pelo Judiciário em 2024 foi de R$ 56,74 bilhões, ou seja, 52% do custo do Judiciário é arrecado pelo próprio Judiciário. (...) A União, os estados e os municípios não pagam pelo uso do Judiciário, (...) e 50% dos processos de um país ainda pobre tramitam em gratuidade de Justiça. Portanto, na verdade, o Judiciário brasileiro subsidia a atuação judicial da Fazenda pública e de todas as pessoas pobres brasileiras”, diz o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em discurso na abertura do ano judiciário. ➡ Assista ao #Estúdioi: #GloboNews
0
1
16
@pfnery "E hoje, breaking news: presidente/representante de grupo de interesse X diz que trabalho do grupo X é super importante e a quantidade de benefícios que recebe na verdade é pequena em relação a importância inestimável de seu trabalho"
0
0
9
RT @AlexdaMatta_: O que Trump está fazendo com Canadá e México é covardia. Desde os anos 90, com o NAFTA, os EUA vinham liderando a criação…
0
29
0
@polimatismos @hoje_no Não tem. Tudo o que tá surgindo de narrativa pra justificar é, de certa forma, "cope". O Trump acredita em algo que simplesmente não é verdade, e a realidade vai dar um jeito de provar isso pra ele, eventualmente.
0
0
1