Homenagem ao meu Pai. Escuto-o quando passo por onde ele costumava andar, olho para locais e objectos que apreciava, faço um gesto parecido com os seus, semelhança reconfortante de que agora me dou conta.
Fora isso sinto-me só pela primeira vez na vida.
Na semana passada a eliminação da subida do IUC era uma medida de radicais; hoje, já é de cariz social. Em tempos, a TAP devia ser estatal; hoje é para vender. Há anos equilíbrio orçamental era austeridade; hoje, contas certas. O PS é isto: um atraso de vida.
A RTP passou o filme Snu. Não esquecer que o eleitorado de direita apoiou Sá Carneiro. Já a esquerda, não. A esquerda criticou Sá Carneiro dizendo que quem não geria a vida familiar não geria um país. A beatice está onde menos se espera. A essência da hipocrisia é essa.
Mário Centeno passou de ministro das finanças para governador do Banco de Portugal e António Costa queria trazê-lo agora para Primeiro-Ministro. O PS ainda julga que manda em Portugal e que o nosso país é uma república socialista das bananas. Acabou.
André Ventura usa a xenofobia para picar a esquerda e se promover; Augusto Santos Silva pica Ventura para o repreender e se promover. A política tem muito de teatro, mas não devemos ser meros espectadores. Podemos exigir muito mais.
Hoje levantei-me às 6 da manhã. Tomei o pequeno-almoço, arranjei-me e levei o meu filho à escola. Vai ser um dia normal. As nossas vidas nunca estarão à altura do sacrifício que estes miúdos e homens fizeram neste dia, há 80 anos.
A direita não se dividiu. Está a reinventar-se, a deixar para trás os equívocos que a puseram debaixo da alçada da esquerda. É um processo longo, mas que vai dar frutos. Os primeiros viram-se já nestas eleições com a IL a marcar a agenda com as suas propostas.
Fiz toda a minha vida fora da política. Fui para a IL e sou o quinto candidato por Lisboa porque quero que o meu filho, se sair de Portugal que seja por opção e não por obrigação. O tempo passa depressa e é preciso decidir agora para que os nossos filhos não saiam amanhã.
Pedro Nuno Santos está na política desde os 16 anos, mas caiu que nem um pato numa técnica de debate antiga: a de dominar o tempo para falar no fim. Com três anos de política, Rui Rocha mostrou-se politicamente mais experiente e é mais competente que PNS.
#NaoFuncionaPedro
.
🔴🔵 REMATE FINAL DE RUI ROCHA
Rui Rocha, no final do debate, a mostrar que Pedro Nuno Santos foi incompetente nos dossiers que teve de gerir e que não é capaz de resolver os problemas do país. O PS com Pedro Nuno Santos à frente está esgotado, não tem uma solução.
A
Punir quem não foi vacinado contra a covid-19 quando a vacina não é obrigatória equivale a pôr em causa o estado de direito; o conceito da lei como sendo a nossa garantia contra a arbitrariedade.
Este vídeo já foi visto mais de um milhão de vezes. E vai continuar a ser até que, no dia 10 de Março, seja posto um ponto final parágrafo no preconceito ideológico da esquerda que é responsável pela estagnação do país.
Agora dava jeito que o Estado, empresas e famílias não estivessem endividados, não dava? Agora dava jeito que não tivéssemos perdido os últimos 5 anos com ilusões de de vacas que voam.
É normal que se confunda liberalismo com mera redução de impostos. Que se confunda Liz Truss com Margaret Thatcher. A verdade é que Thatcher é muito mais que Truss e o liberalismo económico muito mais que apenas reduzir impostos.
Espantados com as declarações de Marcelo sobre os crimes sexuais por parte de padres da Igreja? Não sei porquê. Marcelo foi educado num mundo à parte de onde via o país de cima. A forma como tem exercido o cargo de presidente revela isso desde o princípio.
Esta opinião do Rui pode ser aplicada a qualquer área de atividade em Portugal (e não só). Seja na música, no desporto, nos media, na academia ou na política.
Nunca se esqueçam: os medíocres protegem-se uns aos outros.
Um liberal, para ser liberal, tem de defender a eutanásia? Não. Um liberal, para ser liberal, tem de defender o aborto? Não. É por isso que o liberalismo não é um dogma como o comunismo, mas uma ideia, uma prática política e um pensamento político com variantes diversas.
Lição a tirar das eleições em Espanha: não há maioria de direita sem derrota da direita radical. Cabe ao eleitorado perceber isso e fazer a sua escolha, mas é responsabilidade dos partidos não socialistas (em Portugal, PSD e IL) apresentarem soluções que cativem votos
(1/2) É oficial: sou o sétimo na lista dos candidatos da IL por Lisboa. É uma honra que pessoas com tanta qualidade depositem em mim a sua confiança para este desafio. Que ninguém duvide: estamos preparados porque trabalharemos até atingirmos a excelência.
O deputado do CH João Tilly confirma EM VÍDEO que o que André Ventura fez com a eleição do Presidente da Assembleia da República não passou de um golpe para aproximar o PSD do PS.
Já era evidente, mas é sempre boa a confirmação de um dos 50 auto-intitulados tachos.
Não é que fiquemos ofendidos, mas a revolução russa foi uma tragédia que custou a vida a milhões de pessoas. É triste ver um partido como o BE passar ao lado dos factos.
Sobre os mimos do PAN. Não é que fiquemos ofendidos. Não são nem as primeiras mentiras nem os primeiros insultos que nos destinam. Mas é triste ver um partido passar para o lado de lá do populismo e da legitimação das forças antidemocráticas.
É provável que, daqui em diante, Francisco Louçã pense primeiro antes de lançar alguém para a fogueira. Ao mesmo tempo não é a primeira vez que a desonestidade intelectual de Louçã é exposta, de modo que nunca se sabe... via
@observadorpt
Nunca. Mesmo que a direita vença as eleições. É, sem dúvida, um outro conceito de democracia.
Catarina Martins: "O Bloco nunca permitirá com a sua força que a direita seja Governo": via
@observadorpt
Não percebo a celeuma à volta das afirmações do embaixador dos EUA. Ele não nos disse que podíamos escolher? Ou o que está em causa é que Portugal não quer escolher?
Sou o 4.º na lista da IL a Lisboa, logo a seguir ao
@BernardoMBlanco
. Se quiserem que sejamos eleitos, 6,3% em Lisboa é pouco apesar de surpreendente. Vamos a isso.
O Hamas não representa os Palestinianos, mas utiliza-os como reféns na sua luta contra Israel. António Guterres quer um Estado Palestiniano? Ajude a destruir o Hamas; exija que os estados árabes reconheçam o Estado de Israel. Esses são os vácuos que têm de ser preenchidos.
🔴 O secretário-geral da ONU, António Guterres: "É importante reconhecer que o ataque do Hamas não aconteceu no vácuo. O povo palestino foi submetido a 56 anos de ocupação sufocante”.
O entendimento foi de cortesia, foi simples e extensível aos três partidos mais votados depois da AD: votem no candidato do PSD e o PSD vota nos vossos candidatos a vice-presidente. Não há razão para o drama de quem não tem mais nada para mostrar que não seja circo.
Pedro Nuno Santos orgulha-se dos lucros da TAP ao mesmo tempo que finge esses "lucros" não custaram 3,2 mil milhões de euros. É tão fácil ser socialista.
não foi o turismo que afastou os portugueses do centro de Lisboa, mas foi o turismo que permitiu que muitos passassem a querer viver no centro de Lisboa.
O JMT não é o primeiro eleitor tradicional da IL a dizer que não votava numa coligação PSD/IL. Um sinal claro que listas conjuntas PSD/IL teriam menos votos que separadas. As coligações não são um fenómeno de somas mágicas e automáticas. A política é mais que simples matemática.
Medina diz q não vai retirar licenças AL; só não vai atribuir novas. Também não precisa. A pandemia já fez esse trabalho. Medina quer é impedir que quem, com a pandemia, retirou as casas do AL não volte a recolocá-las. Isto é puro dirigismo económico feito pelo poder político.
É estranho como a IL, que os partidos antigos apontam de imaturo, é quem marca a agenda política, não com gritos, mas com propostas devidamente contabilizadas e reformas bem pensadas.
A Iniciativa Liberal é a garantia que as reformas para mudar Portugal serão aplicadas.
Reformas na saúde, nos rendimentos, na carga fiscal, na habitação, no sistema eleitoral.
A Iniciativa Liberal é a garantia que um Novo Governo não será mais do mesmo.
Não se trata apenas de cortesia parlamentar. É a falta de uma regra básica de boa-educação, que é tratar alguém pelo seu nome. É lamentável que o PS tenha perdido também esta característica que apenas recuperará depois de um longo período na oposição.
O Carlos Pereira sabe bem o nome do Bernardo Blanco. Aquele fatídico dia em que a ex-CEO da TAP disse “Carrrloos Perrrêrra” não sai da memória tão cedo. Ele lembra-se bem quem descobriu a sua reunião secreta do grupo parlamentar do PS com a TAP.
A IL está cá para mudar o país. E isso não se faz de um dia para o outro, mas com consistência e visão estratégica de longo prazo.
Não subestimem a Iniciativa Liberal.
Isto exige muita coragem, mas também significa muito sofrimento. Esperemos que os Cubanos conseguiam livrar-se de vez da ditadura comunista.
via
@observadorpt
Muito bem a reacção da IL à não eleição de Cotrim de Figueiredo. É com elevação que se responde às jogadas do não votamos agora para votarmos depois e assim diminuir a relevância de um deputado liberal ser vice-presidente da AR.
🔴🔵 JOÃO COTRIM FIGUEIREDO REJEITADO
João Cotrim Figueiredo foi amplamente reconhecido como um dos melhores deputados na anterior legislatura. Bem preparado, combativo, educado, assíduo, dignificou o Parlamento, a democracia portuguesa e os portugueses que o elegeram.
Se as contas certas de Centeno se deviam ao governo e não apenas à conjuntura internacional favorável por que motivo deixaram de estar certas só porque a conjuntura se tornou desfavorável?
O PS continua à frente porque o país depende do que o PS oferece. A democracia foi comprada através de uma excessiva intervenção estatal, mas há uma mudança que se vislumbra à direita (e que não é roxa).
Qd um jornalista é independente e tem dinheiro, sente-se livre para colocar as questões que acha que deve colocar. Qd não acontece uma coisa ou outra, transforma-se numa Anabela Lopes.
1) Desde Passos Coelho que o PSD e o CDS são uma pedra no sapato do PS porque, entre 2011 e 2015, PSD e CDS 'limparam' o que o PS fez. A dívida pública, o défice orçamental, a corrupção, etc.
❓SE FOSSES UCRANIANO O QUE É QUE FAZIAS?
Enquanto houver Putins e quem os defenda alguém tem de lhes fazer frente e tem de estar armado.
"Tira fotocópias disso e entrega na Ucrânia."
Os amigos dos comunistas e os amigos do Chega querem a rendição da Ucrânia à Rússia?
Marcelo acha que a pandemia afastou Portugal do caminho de sucesso em que o PS o colocou. A narrativa reinventa-se e por isso dura desde que o país estagnou.
O BE não está interessado na suspensão das patentes; simplesmente que as farmacêuticas não tenham lucro. Quem iria depois produzir as vacinas já não interessa; já não é problema do BE. É tão fácil ser socialista.
O capitalismo não acabou. Nem a nossa vida vai mudar por aí além depois do vírus. Nós vamos voltar a sair à rua e a fazer negócios. São uma coisa óptima porque os negócios fazem dinheiro e sabe bem fechar acordos com os outros. Sabe bem viver sem imposições.
Das legislativas de 2022, com
@jcf_liberal
, para as de 2024 com
@ruirochaliberal
, a IL cresceu 46286 votos. De 10 de Março até ontem, a IL cresceu 38576. Ou seja, o crescimento da IL não é de um só homem. É sustentado e é para continuar se continuarmos a trabalhar como até aqui.
O comboio não estava sobrelotado, mas "circulava com lotação completa". A urgência pediátrica em Loures fecha à noite "porque não há disponibilidade de profissionais". Não temos austeridade, mas "boa governação" e "exigência". Também não é um governo, mas uma semântica.
A esquerda que, com ameaças de ilegalização, alimentou o Chega para dividir a direita ainda pode ter uma surpresa. Recordem-se do que aconteceu ao PS francês.
O Liberalismo é de direita ou de esquerda? O que é o liberalismo social? E o liberalismo clássico?
Tertúlia: Grémio Literário, 9 de Novembro, 18h30,
com os Professores Manuel Villaverde Cabral e André Azevedo Alves.
Menos comboios a circular, carros da polícia avariados, doentes urgentes esperam 14 horas à frente do hospital e 2000 mil alunos não têm aulas de uma disciplina desde Setembro. 28 anos de governo PS quase ininterrupto e dizem que precisam de tempo. Para darem cabo do que resta?
Agora a IL é radical. Para o democrata Pedro Nuno Santos, quem não está com ele é radical. Quem não está com ele está contra ele. Há ironias com graça.
Chegará o dia em que todos quererão ser liberais. Até os socialistas de agora. Nessa altura teremos em Portugal partidos liberais de esquerda e de direita e do centro. Como, aliás, em alguns países europeus. Ao que parece, o primeiro passo nesse sentido já foi dado. Ainda bem.
Numa coisa podemos estar todos de acordo: o liberalismo político é demasiado importante para deixarmos a sua defesa apenas aos que se autodenominam de liberais.
O jogo com a Bélgica é no Domingo, dia de cerca sanitária à Área Metropolitana de Lisboa. Mas Ferro e Marcelo lá irão para Sevilha. De caminho, Ferro ainda goza connosco. A 'aristocracia' portuguesa, grosseira e fanfarrona faz o que quer. Os donos disto tudo continuam por aí.
A forma depreciativa como Catarina Martins se refere aos negócios. Ora, os negócios são a vidas das pessoas. É de onde vêm os seus rendimentos. Não é algo vergonhoso quando feito em liberdade como sucede num estado de direito.
A geringonça partiu-se porque as dificuldades chegaram. Já sabíamos que ia ser assim, mas não deixa de fazer impressão. O desplante impressiona pela negativa.
Mas o maior comentário de Marcelo sobre a Champions é o elogio ao ministro da educação. As escolas estão fechadas, milhares de miúdos não tiveram acesso a um professor, mas não interessa que o futebol salva o nosso querido mês de Agosto.
De forma resumida, é este o caso que está na origem da demissão de António Costa e da queda do Governo.
Excelente trabalho da Sandra Felgueiras, à época jornalista da RTP, que denunciou este caso no programa Sexta às 9.
Depois de ler o discurso de Passos Coelho na apresentação do famoso livro (e que está no link em baixo, para quem se quiser dar ao trabalho) concluí que o se disse e o que se escreveu sobre o assunto não tem nada a ver com o que PPC disse.
Lisboa teve cheias em 1967, em 1983 (lembro-me bem destas), situações muito mais graves que as de hoje. De onde veio esta tendência para achar que as desgraças são todas novas e caíram em cima de nós?
Nas últimas semanas ouvi sempre o mesmo lamento: por que razão a IL não se coligou com o PSD? A minha explicação era a mesma: porque temos um projecto ambicioso para Portugal que não queremos perder num acordo pré-eleitoral. O tempo deu-nos razão pq na IL pensamos a longo prazo.
António Costa aposta no Chega para tornar impossível uma alternativa ao PS. Esquece que boa parte do eleitorado do PS é conservador e estatizante como o Chega. O destino do PS francês é uma lição que Costa devia ter em conta.
Para colocarmos um ponto final no socialismo em Portugal é preciso votar contra a troika PS/BE/Chega. E depois das declarações de Nuno Melo, só mesmo com um voto na IL.
Pedro Nuno, Mortágua & Ventura, Lda: via
@observadorpt
Contratar pessoas para empresas públicas que depois são aliciadas para aderir ao PS. Julgava o objectivo de qualquer partido fosse governar com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos. Ao que parece
@FMedina_PCML
tem uma ideia diferente da política. Revelador.
Antes acusavam PS de contratar socialistas, a acusação agora é mais rebuscada: tento convencer os não socialistas. Julgava que era esse o objectivo de qualquer partido, mas já vi que há quem no PSD esteja por tudo.
Conforme oportunamente transmitido ao Presidente da Câmara
@FMedina_PCML
e ao Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, o
@govpt
assegura todo o apoio que seja necessário para garantir o sucesso deste evento extraordinário para crentes e não crentes.
Meses a fazer juras de amor à Ucrânia e à liberdade dos povos para o Parlamento convidar a discursar no dia da Liberdade, alguém que equipara Zelensky a Putin. Em meu nome, não.
Para o PS Rui Rio era honesto quando concordava com Costa e corajoso quando não fazia perguntas sobre Tancos. Os socialistas sabem o que é a democracia?
Ou seja: quem ousa criticar as benesses decorrentes da nomeação de Pedro Adão e Silva é contra o 25 de Abril. Foi contra este tipo de argumentação, não muito diferente da do Estado Novo, que se fez o 25 de Abril.
Há por aí um mundo mesquinho, que sente uma urticária de inveja quando a alguém é atribuído algum cargo remunerado. Agora, foi a vez de Pedro Adão e Silva, nomeado para comissariar as comemorações do 25 de Abril. No fundo, o que essa gente não quer é ver saudada a Revolução.
Fez ontem 18 anos que
@MJACPN
e
@AzevedoAlves
me convidaram para lançarmos o blogue que teve uma influência inimaginável na altura. Conheço quem, actualmente com 20 e tal anos, cresceu a ler O Insurgente.Criámos tb um bom grupo de amigos.Da minha parte n/ dei pelo tempo passar
Certos comentadores estranham que a IL tenha um programa de saúde mais humano que o PS. Ora, não só as políticas liberais são as que se aplicam por essa Europa fora, como o liberalismo se baseou e baseia na defesa dos mais fracos, como dos idosos à porta dos centros de saúde.