Síndrome de Poliana à parte, Lula colocou mais de 6 milhões de votos sobre Bolsonaro e deve receber a maior parte dos votos de Ciro e Tebet... A decepção foi grande para quem esperava uma eleição no primeiro turno... Mas, temos tudo para vencer essa eleição. Vamos pra cima deles!
É impressão minha, ou essa galera da esquerda brasileira que apoia a guerra de ocupação do Putin é praticamente toda formada por homens brancos de meia idade e de classe média que nunca prestaram o serviço militar?
Considero esse empate em 2% entre o PT e o PSTU na eleição de São Paulo revelado pela pesquisa do Datafolha um fenômeno político desafiador e que, portanto, merece uma análise mais detalhada.
NÃO À CULTURA DO ÓDIO.
A porta de meu escritório no prédio da filosofia e das ciências sociais foi vandalizada ontem a noite. A Universidade se constrói com diálogo e com respeito. Não com ódio, violência e intimidação. Não passarão!
28 ANOS SEM E. P. THOMPSON
Lecionando para trabalhadores adultos em um projeto de extensão universitária, ele escreveu um livro que continua estimulando a imaginação de inúmeros socialistas até hoje: “A formação da classe operária inglesa”. Merece ser lembrado.
Boulos foi escolhido uma das 100 lideranças emergentes do mundo pela Time. Para a revista, “seu desempenho surpreendente [na eleição para prefeito] na influente cidade [de São Paulo] o estabeleceu como uma figura ascendente na política brasileira e deu à esquerda um novo caminho”
Aniversário de E. P. Thompson
Ele perdeu a audição de um ouvido ao lutar contra o fascismo comandando tanques na Segunda Guerra para, décadas depois, se transformar numa liderança do movimento pelo desarmamento nuclear. Esteve sempre do lado certo da história. Merece ser lembrado
No dia 14 de setembro, lançaremos a segunda edição de "Por uma sociologia pública" em um evento na FFLCH com a presença de Michael Burawoy. O livro passou por uma bela atualizada e o resultado me deixou muito feliz!
Mês que vem receberemos Michael Burawoy na FFLCH para debater a teoria do capitalismo racial em W. E. B. Du Bois. Principal fonte teórica que inspira meu próprio trabalho, Michael não podia faltar ao lançamento de meu novo livro. Estão todos convidados!
30 ANOS SEM E. P. THOMPSON.
A imagem abaixo é do colofão de meu novo livro. Queria agradecer a Josh Brown, historiador e artista, por autorizar sua reprodução.
Quando assumi a chefia do departamento, levei meu cartaz da secretaria municipal de cultura em comemoração ao 1o. de maio da época em que Erundina era prefeita. 30 anos depois da impressão desse cartaz, estou muito feliz por estar com Boulos e Erundina na campanha pra prefeitura.
Hoje, eu diria que vamos colocar, NO MÍNIMO, 8 milhões de votos sobre Bolsonaro no segundo turno. 8 MILHÕES DE VOTOS!!!!! Gente, isso é voto para c.!!!!!! Para de postar pessimismo... Vamos vencer essa eleição por MAIS DE 8 MILHÕES DE VOTOS!!! - NO MÍNIMO!!!
Muito feliz e realizado por receber o novo livro impresso. Um ciclo de 11 anos e três livros que agora se encerra... Gostaria de agradecer à equipe da Boitempo pelo excepcional trabalho de edição.
20 de julho de 1925. Há 95 anos nascia Frantz Fanon. Curiosamente, fui aprender a importância de Fanon quando estava fazendo pesquisa na África do Sul há cerca de 10 anos atrás. No Brasil, não havia lido nada dele ou sobre ele na minha trajetória como cientista social.
13 de abril. Aniversário de 136 anos de György Lukács, comissário do Povo para a Educação e Cultura da República Soviética da Hungria e maior filósofo marxista do século XX.
Os liberais do século XIX sentiam-se melindrados com a coexistência de despotismo escravista e representação parlamentar. Julgavam o abolicionismo um movimento muito radical e violento. Percebiam-se como racionais e equilibrados. Os neoliberais do século XXI pensam o mesmo...
Quando o exército russo decidir usar armas termobáricas vou querer saber o que os neostalinistas brasileiros vão inventar para justificar a barbárie...
Toni Negri nos deixou. Da última vez que estive com ele, conversamos sobre as diferenças dos conceitos de "comum" dele e de Dardot e Laval. Ele disse que a questão principal era que ele continuava marxista... E deu uma piscadela. Fará falta.
Se a seleção brasileira recusar-se a jogar a Copa América, prometo que volto a usar a camisa canarinho. Se fizerem apenas um protesto, seguirei torcendo para a seleção uruguaia.
Fiz boa parte de minha carreira como pesquisador criticando Lula. Por isso, sou o primeiro a admitir: nenhum outro candidato teria conseguido salvar nossa democracia. Lula é um gigante. Nossa dívida com ele é simplesmente impagável.
Acabei de saber que o livro "Neoliberalism or Developmentalism: The PT governments in the eye of the storm" organizado por por Alfredo Saad Filho, Ana Paula Colombi e Juan Grigera, e que conta com uma colaboração minha e de Fabio Barbosa dos Santos, foi publicado pela Brill.
Francisco Weffort nos deixou. Comecei a militar no PT em 1988, quando Weffort ainda era o secretário-geral do partido. Tinha fama de um grande democrata. Uma bela página da história das ciências sociais brasileiras vai sendo virada. Perdemos todos com sua partida.
Aniversário de Fred Hampton. Ele foi considerado pelo FBI o "Messias Negro" a anunciar a subversão final do sistema . Alguém tão perigoso para o capitalismo estadunidense que simplesmente não poderia continuar vivo...
26 de junho. Aniversário de Aimé Césaire:
"Acredito que disse o suficiente para deixar claro que o que eu desejo é que o marxismo e o comunismo sejam colocados a serviço dos povos negros e não os negros a serviço do marxismo e do comunismo." - Aimé Césaire.
Na próxima quarta-feira, dia 9 de agosto, faremos o lançamento virtual antecipado do meu livro novo. Quem puder acompanhar a live será muito bem-vind@!
“A experiência chega sem bater na porta e anuncia mortes, crises de subsistência, guerras, desemprego, inflação, genocídio. Pessoas passam fome: os que sobrevivem pensam o mercado de outra forma”. E. P. Thompson (1981).
E AGORA, PT? Boulos e Erundina representarão o Psol nas eleições municipais na cidade de São Paulo este ano. É uma chapa para unificar as lutas populares da cidade e ir pro segundo turno!
O sujeito está destruindo a economia russa, unificou a Europa, vai encher a Finlândia de bases da Otan, afastou a China e tem apoio de Trump. E eu que me vendi para o imperialismo ianque...
Um artigo de minha lavra foi vertido para o inglês pelo querido camarada Sean Purdy e publicado por outro querido camarada Zachary Levenson no "Spectre Journal".
Agradeço a ambos pelo brilhante trabalho. E viva a Revolução Mundial!
Essa é a capa de um livro que escrevi há uns 4 anos. O Batoré Nascimento do MTST é o "modelo". Guilherme Boulos escreveu a apresentação. Amanhã, vamos juntos pra cima do bolsodorianismo. E vamos vencer essa eleição!
#Boulos50
.
E eu esperando um grande desfile militar... Caminhões velhos e tanques da II Guerra? As FFAA brasileiras são um traque! Melhor censurar as imagens pra não atiçar o Paraguai...
Um ótimo artigo sobre a influência de E. P. Thompson na historiografia sul-africana. Tenho o prazer e a honra de ser pesquisador-associado do SWOP, um dos centros de pesquisa herdeiros dessa tradição, a convite de Eddie Webster, um dos fundadores do "Wits History Workshop".
ARTIGO 13!
A história social sul-africana dos anos 1980 e a obra de E. P. Thompson: o caso do Wits History Workshop,
de Francisco Macedo (IFMG).
Analisa a história social sul-africana dos anos 1980, centrando-se na produção do Wits History Workshop.
Para aqueles que se espantam com a revolta anti-racista em Minneapolis após o assassinato de George Floyd é bom lembrar que esta é a cidade onde em 1934 o sindicato Teamster liderado por trotskistas construiu uma greve que entrou para a história do movimento operário nos EUA.
“A filosofia racial surgiu para tornar impossível o desenvolvimento da consciência da classe operária. Enquanto os trabalhadores brancos puderem ser induzidos a preferir a pobreza à igualdade com os negros, um movimento dos trabalhadores permanecerá impossível”. W. E. B. Du Bois.
É com grande pesar que informamos o falecimento de Leôncio Martins Rodrigues. É uma enorme perda para a sociologia brasileira, em particular para a sociologia do trabalho. Coordenação do CP 27 - Sociologia do Trabalho - SBS.
Mais um excelente lançamento da Boitempo: novo livro de Klaus Dörre! Síntese de suas principais contribuições para o desenvolvimento da teoria da expropriação capitalista. Tive o prazer de colaborar com um pequeno texto para a quarta capa do livro. Aguardem!
Enquanto as pessoas morrem na fila por uma vaga em UTI, os hospitais das Forças Armadas mantêm até 85% de seus leitos ociosos, reservados para militares e suas famílias.
Aniversário de André Gorz. Ele foi um dos mais impenitentes críticos do trabalho alienado. Libertário, feminista e ecologista, pôs fim à própria vida junto com sua companheira, Dorine, que sofria com dores dilacerantes decorrentes de uma intoxicação incurável.Merece ser lembrado.
Amanhã faremos o lançamento do livro "A angústia do precariado" na FFLCH-USP às 18:30. Apareçam!
A angústia do precariado: trabalho e solidariedade no capitalismo racial... via
@YouTube
Um presente de fim ano: o anúncio da publicação do livro "Classe trabalhadora e política no Brasil", do amigo e companheiro Marco Aurélio Santana. Um dos capítulos é resultado de uma parceria que já dura quase duas décadas.
Gustavo Venturi nos deixou. Uma notícia muito triste. Além de minha admiração por seu trabalho como sociólogo, compartilhávamos um passado de militância na mesma corrente política. Sua sensatez e seu compromisso com um mundo mais justo farão muita falta nesses tempos sombrios.
"Scientia vinces". "Com a ciência vencerás". Este é o dístico do brasão da USP. No dia em que começou a nova gestão da universidade, morreu de covid Olavo de Carvalho. Se tivesse se vacinado, ele poderia estar vivo. Que sirva de lição aos negacionistas: "Com a ciência vencerás".
16 de junho. Aniversário de Henri Lefebvre. Principal sociólogo marxista de sua geração, introduziu na França os "Manuscritos de 1844" e trabalhou o pensamento de Hegel em íntima conexão ao de Lênin. Por tudo que viveu. lutou e escreveu, merece ser lembrado.
The review I wrote on "The Politics of the Precariat. From Populism to Lulista Hegemony" by
@RuyBraga3
is out in
@CapitalClass2
. Check out the review but, most importantly, read this truly great book!
Na segunda-feira, este general criminoso que está à frente do Ministério da Saúde tem duas agendas oficiais: uma audiência com a galera do ozônio no ânus e outra com o Osmar Trevas, aquele outro criminoso que afirmou categoricamente que a epidemia acabou em abril.
100 ANOS DA MORTE DE MAX WEBER (14 de junho).
Titã da sociologia, ajudou a escrever a Constituição da República de Weimar, a mais avançada constituição europeia da primeira metade do século XX. Merece ser lembrado.