Minha mãe é um amor!! Ontem saiu um resultado de um concurso que fiz para advogado do município. Consegui ser aprovado em 1º lugar. Daí ela resolveu fazer uma homenagem no grupo da família e… bem… como vou explicar para minha tia que não é isso? Kkkkk
Com absoluta certeza, toda a comunidade jurídica está de luto com a triste notícia do falecimento da Carla Gabola. Que Deus receba em sua morada eterna!
Após o TJDFT, comecei a ler o CC e CPC todos os dias. A meta é terminar ambos antes do TJSP e ainda ler novamente a metade.
Percebi que aumentei o número de acertos. Eis que aparece esse tipo de questão:
Muito feliz! Apesar de não conseguir a aprovação, consegui fazer 72 pontos no TJGO, com o provável corte em 74. Isso motiva cada vez mais a continuar lutando! 🙏🏽
Engana-se quem acha que estudar para concurso é só “estudar”. É não. É saber lidar com questões financeiras, com a família, com a ansiedade. Durante o caminho, dificilmente será algo bom, de forma geral. Porém, no final, valerá a pena.
Meu cantinho 😁✅
Obs. Se existe alguém do juristt que ainda não conhece essa playlist, veja! É ótimo para relaxar e estudar em ambientes com muito barulho.
Hoje saiu a convocação para participar do curso de formação da Polícia Civil do RN! Apesar de optar por outro caminho, não deixa de ser uma conquista que me deixa feliz e convicto que estou no caminho certo! 😁
O perfil da Carla Gabola foi um dos principais mecanismos de democratização dos concursos públicos nos últimos anos, especialmente pós pandemia. Ela publicava inúmeras notícias de concursos, de inúmeras carreiras e estados. Notícias que certamente vários não teriam acesso
@RainhadosRaios1
O problema surge quando você precisa de prática jurídica e precisa de dinheiro 😅. Infelizmente é o caminho mais rápido. Quem quer concurso, já vá sabendo: embora seja maravilhoso o exercício, o caminho até a nomeação é frustrante e demorado.
Essa semana está sendo boa, confesso! Ontem a convocação para participar do CFP da PCRN, hoje resultado do TJRN OJ. Espero que no final do mês a FGV seja boa também… 👀
A pessoa diz: “não obrigo ninguém a jogar” e acha que está certo, já que não obrigou a pessoa.
Amigo, o estelionatário não obriga ninguém a cair no golpe. Ele induz a pessoa a cair.
@profrafaelmaia
Discordo! Não há dúvida de que o trabalho do juiz é de elevada importância social. Porém, há outros de igual importância. Parece clichê, mas o que seria de um povo sem um professor? Sem um profissional de saúde? Acho que o ministro falou besteira.
Uma opinião: acho muito brega quem posta foto de uma arma, em algum club de tiro, com a legenda: “treinando”. Treinando para que? Matar mosca? 😂
Ps. A grande maioria sequer é da área de segurança pública, nem é competidor.
@eaijess
Uma sugestão: nos info completos, ao final, tem questões que o DoD faz sobre aqueles julgados. Pega as questões, joga no anki app, e cria um banco de questões certo ou errado de cada informativo. Estou fazendo isso e é excelente para revisar. E não demora - cópia e cola no app.
@RainhadosRaios1
Me lembro que o primeiro concurso que estudei foi o MPU 2018. Durante o estudo, achava que seria aprovado e ficaria na minha cidade sendo técnico. Aí veio o edital e sequer abriu vaga para o Nordeste 😅
@liine_s2
Um amigo foi reprovado no da DEPEN. Mesma razão. Mas respeitosamente, discordo totalmente e soa como um absurdo jurídico. Uma coisa é você, como advogado, defender o direito do seu cliente, outra é você se beneficiar da orcrim. A advocacia não pode ser criminalizada na 1ª situ.
Hoje eu deixei de seguir uma pessoa que, há um certo bom tempo atrás, já foi minha inspiração pela sua trajetória até a magistratura. Já deixei de seguir até tarde, confesso. Não da para compactuar com esses posicionamentos rasos.
Finalizando o turno de trabalho! Tenho que dizer… tirando alguns pontos negativos, sou muito feliz com o curso que escolhi! Só falta chegar no cargo desejado, mas só em estar, de alguma forma, ajudando na solução de um problema alheio, já me sinto feliz.
Deixe eu contar para vocês o tamanho do problema em relação ao Twitter…
A lei brasileira exige que tenha um escritório com um representante para receber intimações e cumprir as decisões.
Apesar disso, o X resolveu não cumprir isso.
“Ah, e daí?”
@procuradoreu
Isso é muito relativo, meu amigo. Se começar a estudar hoje de uma forma eficaz, objetiva e séria, com disciplina, não tenho a menor dúvida de que é aprovado dentro das vagas. E ainda acrescento o fato de que as disciplinas vieram totalmente diferentes.
Melhor decisão foi fazer um curso de sentenças nesse momento. Descobri uma enorme dificuldade no desenrolar. Com absoluta certeza, em apenas 02 meses - que é o lapso entre as fases objetivas e discursivas no concurso da magistratura - não seriam suficientes.
@karolegiullia93
@larajgarcia
Não faz isso! O correto é fazer um boletim de ocorrência e procurar uma assistência jurídica. Ao expor ele, você pode ser responsabilizada pela exposição de imagem - eu sei, soa como absurdo, mas é o nosso ordenamento.
Pessoal, uma dica para revisar jurisprudência pelo Anki. No vídeo eu mostro como faço. Basicamente pego o título do julgado, faço uma questão de certo ou errado, e colo no anki. Na resposta, utilizo os comentários do DoD. Ajuda bastante!!!
Um dos objetivos do ENAM apontado pelo Min. Mauro Campell é a formação de juízes que sigam precedentes judiciais das Cortes Superiores. Particularmente, não vejo como o ENAM vai melhorar isso, porque essa cobrança de precedentes judiciais já é feita nas provas atuais de
@LuanaDavico
Vc foi até além. Vamos num caso mais simples. Criança é violentada sexualmente. Não entende exatamente do que se trata, nem comenta o caso com ninguém - afinal a própria família pode estar envolvida. As pessoas só percebem que se trata de uma gravidez quando está explícito. E aí?
@gerson_aragao
Questão boa!! Eu sempre levo o seguinte ensinamento quando se trata dessa lei: na dúvida, marque como errado qualquer alternativa que facilite o combate à improbidade 🫠.
@barbiedetoga
Não sou nenhum expert, mas lei seca eu divido em grupos e vejo uma meta por dia de cada disciplina do grupo (ex: 3 grupos de 4 disciplinas). Jurisprudência eu vejo no DoD, conforme as disciplinas do grupo. Questões segue a mesma lógica. Disciplinas que tenho dificuldade, vejo +.
@taimartinhago
PCGO: a banca cobrou questões (cerca de 4) de pena - para saber qual a pena em abstrato. Eleitoral e ambiental com nível elevado, na minha opinião. O núcleo principal estava bom.
@SamDalloul
Demais! Essa semana uma pessoa me procurou para saber se seria possível “excluir” o filho adotivo do registro do esposo - que acabara de falecer. Tudo isso para não garantir direitos ao filho (que foi adotado). Triste.
Vejo muita gente comentado sobre estudos para primeira fase, em especial quantas matérias estudar por dia.
Isso é muito pessoal, mas eu nunca me “encaixei” no grupo que só lê 2 matérias por dia.
Em legislação, leio um grupo desses por dia + um subgrupo - sem DH e Humanísticas.
Simples, não é? Só entrar numa ação judicial e pedir para que o X apague.
O problema é: como vamos intimar a empresa que não tem sequer escritório no país? Como vamos responsabilizar alguém se não tem ninguém representando?
É um completo absurdo!
@liine_s2
Não podemos presumir que o adv criminal é cúmplice ou condizente com o ato criminoso. E falo por experiência própria e de outros colegas que fazem um trabalho sério e honesto e que também sonham em exercer outro cargo jurídico, seja PC, MP ou magis. (Apenas uma respeitosa opiniã
@oocbrsao
Muitos comentando que foi fácil, mas não assistiram todas as perguntas. Para chegar na última pergunta, ela respondeu, sem qualquer ajuda, a nacionalidade da pessoa que projetou o canal do Panamá, quantas colunas a tabela periódica tem e os nomes das luas de Marte.
@choquei
Simples: requisita as imagens do circuito interno no dia e hora aproximada e identifica. Ação pública incondicionada. Crime de racismo - conforme a jurisprudência do STF.
Comprei um pacote de 10 simulados em um determinado cursinho para o TJES… não tem nada a ver com FGV 🥲. Difícil encontrar um pacote que reúna quantidade x qualidade. Quando se tem um, falta no outro.
Eu penso o seguinte: se eu leio algo que não gosto, o melhor a fazer é ignorar. Ora, postar indireta aqui vai mudar o que? Só gera desgaste. As pessoas deveriam ter essa noção. Com certeza, deixaria essa rede mais leve.
Última noite em SP com ela, que tanto me apoiou nesses últimos meses - mesmo eu sendo negligente com a organização de sua formatura para estudar mais rsrs.
Organização é tudo! Indico demais o material do
@EduRGoncalves
. Leitura completa do código civil em um mês (é uma matéria que sinto dificuldade, então faço a leitura todos os dias).
Sobre essa notícia do Exame Nacional da Magistratura: sobre a prova em si, não vejo problema, afinal estou partindo da premissa de que não pode (nem deve) ser mais difícil do que o concurso em si. Então não acho que o problema é a prova em si.
@vaichatafala85
Olha, em partes, concordo com você. Por outro lado, não tem como não ficar indignado por pagar R$400,00 numa inscrição e a banca não ter colocado os candidatos em locais mais acessíveis para fazer uma prova. Esse valor foi bem maior do que outros concursos e espera-se um retorno.
@hayssakmedeiros
Concordo 100% com a reflexão. Penso que o debate sobre uma possível regulamentação é fundamental. Não se trata de censura, é que a impressão que tenho é que tudo pode ser publicado, desde que dê engajamento - mesmo quando a notícia é claramente pejorat./fake.
@LuanaDavico
@madeiradez
Interessante o seu comentário (concordo plenamente). Mas me faz refletir uma coisa: os exames psicológicos de concurso - em especial, da polícia, são como provas hoje em dia. Qlqr candidato tem acesso na net, tem cursos e quase um Qconcursos. Na prática, é só mais uma prova…
Minha opinião: aposto que o ENAM seguirá o estilo da prova da OAB, com algumas adaptações para o cargo de juiz. A prova da OAB é exatamente o estilo que o CNJ quer: questões práticas para o candidato decidir.
Ps. Está ruim, mas já imaginaram se tivesse prova prática também? 🤔
Isso aqui é um absurdo. Isso é um verdadeiro estelionato.
Eu penso nas pessoas de baixa instrução, que “compram” a ideia vendida por influenciadores e apostam tudo.
É pouco comentado, mas na minha cidade, em 02 meses, conheço 4 casos de suicídio com relação direta nisso.
CNJ instaurou pedido de providência em face do TJSP, e destacou não somente o fato da anulação da sentença criminal como também o fato da 2ª fase ser aplicada em 3 finais de semana.
A relação do motorista de aplicativo com a plataforma é um vínculo de emprego?
Para enxergar de outro ângulo essa questão, o procurador Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista de Uber nas ruas de Salvador:
Ontem conversando com uma colega, ela me relatou o seguinte caso:
Adolescente de 15 anos teve as fotos vazadas no X. Mãe notificou para apagar o conteúdo (art. 21 do Marco civil). O X respondeu que não viola os termos de uso 🙂.
E aí? E agora?
Vou atualizar minha situação para vocês: aparentemente, meu hotel fica numa área em que há muitos viciados (a nova Cracolândia). Simplesmente ninguém vem deixar nada aqui depois de 20h30. Nada. 🙃
Prováveis concursos de magistratura pós 1º ENAM (2 semestre de 2024):
TJMT
TJDFT
TJAM
TJPA
TJSC
TJBA
TJCE
TJPE
TJRJ
TRF-5 (Juiz Federal)
TRF-2 (Juiz Federal)
Como pode isso tudo em 06 meses? 🥲
Semana de estudo irregular… namorada se formando (em Direito 😅), muitas comemorações e festas. Sem metas completamente batidas. Mas vale a pena. Por ela, vale! Próxima semana vou me esconder do mundo e iniciar a reta final do TJSP.
Questão do TJSC. Gabarito letra “E”.
Vão anular? Dificilmente. Está errada? Sim.
Prisão preventiva não é pena, e sim medida cautelar. Isso traz implicações: os requisitos para a conversão da pena estão na LEP; na conversão da preventiva no CPP e são diversos.