![Marquito - Marcos José de Abreu Profile](https://pbs.twimg.com/profile_images/1844061452216172544/EWTHwn64_x96.jpg)
Marquito - Marcos José de Abreu
@EcoMarquito
Followers
6K
Following
1K
Statuses
2K
Mandato agroecológico 🌱 Deputado estadual mais votado na capital, agrônomo e ativista.💚
Santa Catarina
Joined December 2020
Pelos direitos dos oceanos! Com nossa lei do Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica e dos Direitos dos Oceanos em vigor, convidamos pessoas e entidades parceiras para pensarmos na implementação dessa legislação tão importante, que vai além da criação de uma data celebrativa. A lei 19.247/2025 institui políticas para a preservação dos oceanos em Santa Catarina. Nosso mandato de deputado estadual apoiará a realização de atividades qualificadas e articuladas pelo estado para celebrar este 8 de junho. Seguiremos construindo caminhos legislativos para fortalecer a proteção dessas áreas tão sensíveis e essenciais à vida. O oceano afeta a vida de toda a população catarinense. Nossa alimentação, economia, lazer e realidade climática dependem da saúde dos mares. Proteger os oceanos é proteger o futuro. Contem conosco!
0
1
7
RT @assembleiasc: 🌊 AGORA É LEI | Sancionada a proposta do deputado @EcoMarquito (Psol) que cria o Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceâ…
0
1
0
Nossa Lei da Promoção da Cultura Oceânica e dos Direitos dos Oceanos está em vigor. Agora, estamos atuando para fortalecer a implementação. Vamos viabilizar uma programação qualificada e articulada por Santa Catarina no dia 8 de junho, que, além de Dia Mundial dos Oceanos, será o primeiro Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica e dos Direitos dos Oceanos em nosso estado. Agradecemos muito a todas as pessoas e instituições que têm sido parceiras nesse processo. Viva os oceanos!
0
0
1
Florianópolis é lixo zero? Ainda há muito a ser feito. A cidade gasta 40 milhões de reais por ano enviando resíduos para o aterro de Biguaçu, enquanto a COMCAP, nossa empresa pública de limpeza urbana, sofre com desmonte. Florianópolis é reconhecida pela produção de tecnologias e modelos que já inspiraram a gestão de resíduos, como a Lei da Compostagem, que estabelece metas claras para o desvio de resíduos orgânicos. Para avançar, é fundamental fortalecer a COMCAP, implementar políticas efetivas de compostagem e reciclagem, colocando a população no centro das prioridades, não o lucro.
1
6
35
📄 Nós cobramos e tivemos retorno positivo! Há uma semana, cobramos explicações do IMA e da Vigilância Sanitária sobre a retirada dos termos “própria” e “imprópria” das placas que informam as condições de balneabilidade das praias de Santa Catarina. Ontem (05), a presidente do IMA, Sheila Meirelles, em entrevista à CBN, anunciou que a única alteração que a ser feita nas placas será a inclusão do QR Code e que a retirada dos termos foi suspensa. Mais uma vez, cumprimos nosso papel fiscalizador! Contem com a gente 🤝
0
0
8
Hoje pela manhã, ocorreu um rompimento de rede de água na Lagoa da Conceição, deixando vários moradores sem água ou com baixa pressão no fornecimento. Equipes da Casan já estão no local para solucionar o problema, mas ainda não há previsão de normalização de abastecimento. Devido a água que tomou um trecho da pista na R. Vereador Osni Ortiga, esquina com a Avenida das Rendeiras também houve congestionamento no trânsito. Nosso mandato está acompanhando a situação de perto para que a situação seja normalizada o mais rápido possível! Para mais orientações sobre o caso, ligue 115 ou 0800 643 0195
0
2
12
Recebi da querida amiga Jeruse Romão, a notícia da morte de Dona Margarida Jorge Peixoto, uma das matriarcas do Quilombo do Morro do Boi, localizado em Balneário Camboriú/SC. Agradecemos pelos ensinamentos que sua caminhada nos legou, nessa terra de Santa Catarina que também é negra e quilombola. Que sua memória seja honrada!!! Seguimos enquanto mandato apoiando a luta dos povos quilombolas, que é legítima e constitucional.
0
0
2
Sempre uma alegria rever essa família tão talentosa e produtiva da área da comunicação! O fotógrafo Antônio Mafalda e a jornalista Imara Stallbaum, com suas filhas Petra e Jana, e até a neta Catarina, estiveram em nosso gabinete hoje compartilhando ideias para fortalecer Santa Catarina. Contem conosco! @MafaldaPress
0
0
1
Em setembro de 2023, aceitei o desafio de coordenar a Bancada da Grande Florianópolis. Colocamos em prática uma série de ações para melhorar a vida da população. Realizamos mais de 15 eventos, destinamos R$ 13 milhões em emendas e garantimos 22 caminhonetes para a Defesa Civil dos municípios. Agora deixo a coordenação da bancada, mas seguimos trabalhando por SC!
1
2
29
Vandalismo ou falta de transparência? O Instituto de Meio Ambiente (IMA) anunciou que não vai mais informar através de placa a condição “própria” ou “imprópria” para banho nas praias de Santa Catarina. A placa terá, apenas, os dizeres de que aquele local é monitorado quanto às condições de banho e haverá um QR Code onde o banhista poderá acessar o relatório atualizado e todo o histórico da localidade. A medida, anunciada como combate ao vandalismo, na verdade é um prato cheio para a desinformação e a falta de transparência. A mudança foi anunciada depois das chuvas que atingiram o litoral e de termos ficado quase duas semanas sem coleta e análise de balneabilidade. As coletas foram feitas dia 16/01 e somente dia 29/01 novamente Já enviamos ofício ao IMA e à Vigilância Sanitária cobrando explicações. Precisamos melhorar o saneamento básico, a qualidade da água e ampliar a rede. O assunto é sério e precisa ser tratado com seriedade pelo órgão público!
6
17
77
Você sabia que nosso litoral ficou sem coleta de balneabilidade neste período de chuvas? Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pela fiscalização, o adiamento das análises ocorre porque a chuva carregou detritos para o mar. Mas é justamente por causa disso que os relatórios de balneabilidade precisam continuar acontecendo. A mudança dos níveis precisa ser comunicada para a população. Faremos um ofício para o IMA, a Vigilância Sanitária pedindo que as coletas sejam feitas para que a população seja informada sobre a qualidade da água. E lembre-se: evite entrar na água nas primeiras 48 horas após chuvas. Especialmente em locais próximos à saídas de água, tubulações e córregos que desembocam no mar.
3
18
97