GalCosta Profile Banner
Gal Costa Profile
Gal Costa

@GalCosta

Followers
1M
Following
5K
Statuses
16K

🌹🎤 Celebrando a vida e a obra de Gal Costa Administrado por @abiscoitofino

Joined July 2009
Don't wanna be here? Send us removal request.
@GalCosta
Gal Costa
2 days
🎶Há exatos 4 anos, em 12 de fevereiro de 2021, foi lançado oficialmente “Nenhuma Dor”, álbum comemorativo dos 75 anos de Gal Costa. “Nenhuma Dor” nasceu como um projeto digital durante a pandemia e trouxe dez duetos de Gal com os brasileiros @_rodrigo_amarante, Seu Jorge, @silva, @criolomc, @rubelrubelrubel, @timbernardes, @zeibarra e @zecalavigneveloso, além de duetos com o português @antonio.zambujo e o uruguaio @drexlerjorge. Com concepção e direção geral de @marcuspreto, o projeto foi o último álbum de Gal. Marcus Preto comentou: “Em meio à pandemia, em maio ou junho de 2020, Gal me telefonou. Sentia que, nesses dias tão vagos de definição, um público mais jovem do que o habitual estava dando tratamento especialmente afetuoso aos artistas da sua geração. A meninada chegou mais perto do trabalho dela, do de Caetano, Milton, Gil, Chico, Bethânia. Comentei que a sensação dela estava correta e era amparada por números: nunca se consumiu tanta música de catálogo no mundo quanto na quarentena. Canções que a gente já tinha na memória do afeto, trilhas de melhores e mais esperançados tempos passados, voltavam potentes para nos dar estrutura diante das incertezas. ‘Isso me dá ainda mais vontade de trabalhar, de cantar para as pessoas. Você não acha que a música cura?’, ela perguntou. Era o sinal de que algo estava começando.” O álbum Nenhuma Dor nunca teve a pretensão de soar como um “disco de carreira”, como se dizia. Não queria modificar o que se pensava sobre essa ou aquela canção clássica. Tampouco pretendia definir próximos passos artísticos de Gal ou de qualquer um dos envolvidos. Nem ganhar prêmios de melhores do ano. Queria apenas ecoar, mais alto e mais longe, essa voz da memória do afeto, que nos dá o colo inabalável e a força para seguirmos firmes na estrada. Sem nenhuma dor, se possível. O álbum foi lançado em vinil (esgotado) e CD e encontra-se à venda no site da @abiscoitofino: Qual é o seu dueto favorito? Vídeo: @revistanoize
2
40
273
@GalCosta
Gal Costa
6 days
🎂🎸 Hoje é aniversário do super @pepeugomesoficial ! 🎼🎤Vocês conhecem a relação de Gal com Pepeu Gomes e os @novosbaianos? Foi no EP “Novos Baianos + Baby Consuelo No Final do Juízo” que o grupo lançou “Dê Um Rolê” (Moraes Moreira/ Luiz Galvão), canção que simbolizava o momento que o grupo passava na carreira. Gal Costa gostou tanto da canção que incorporou não só essa faixa, como também “Tinindo Trincando” (Moraes Moreira/ Luiz Galvão) no repertório do show “Fa-Tal - Gal A Todo Vapor”. No ano seguinte, em 1972, as duas músicas integraram o álbum “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, considerado um dos mais importantes da cultura brasileira. Paralelamente aos Novos Baianos, em 1971, Pepeu Gomes substituiu Lanny Gordin na guitarra, na metade da turnê “Fa-tal” de Gal, que foi registrada no disco duplo de mesmo nome, em que Pepeu toca 5 das 17 faixas. Já conheciam essas histórias? 🎸⚡️Feliz aniversário, Pepeu!
Tweet media one
Tweet media two
Tweet media three
0
7
33
@GalCosta
Gal Costa
11 days
“Eu penso em Gal todos os dias” ❤️
Tweet media one
5
27
204
@GalCosta
Gal Costa
14 days
Tudo de bom que você me fizer Faz minha rima ficar mais rara O que você faz me ajuda a cantar! Põe um sorriso na minha cara” 🍀 Sorte (Celso Fonseca / Ronaldo Bastos)
Tweet media one
3
40
239
@GalCosta
Gal Costa
14 days
#TBT Na data que celebra o nascimento de Herivelto Martins (1912-1992), o nosso TBT traz Gal Costa cantando "Ave Maria no Morro", no show "Índia" em 1973. 🎤✨ Em 1942, Herivelto Martins compôs “Ave Maria no Morro”. O cardeal do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, considerou a música uma heresia e fez pressão para que fosse censurada. Felizmente, não conseguiu. A música tornou-se um clássico e foi gravada por nomes como Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto, entre tantos. Gal gravou a música no álbum “Todas as Coisas e Eu”, lançado em 2003, pela Indie Records.
2
8
98
@GalCosta
Gal Costa
16 days
⚡️Temos a Gal eletrônica sim! “Toda vez que subo no palco, apresento Gals diferentes, e todas sempre me surpreendem e emocionam. Acho que é esse o diferencial; pelo menos pra mim, lá no palco”, comentou Gal Costa durante a turnê Recanto. Na turnê Recanto, uma das mais aclamadas de sua carreira, Gal teve a direção de @caetanoveloso e @morenoveloso, e a presença dos músicos @pedrobaby1 (guitarra e violão), @brunodilullo (baixo) e @_domenicolancellotti_ (percursão e sampler MPC). A turnê ganhou registro em DVD, gravado ao vivo no Theatro Net Rio (antigo Teatro Teresa Rachel), no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 8 e 9 de outubro de 2012.
0
15
105
@GalCosta
Gal Costa
18 days
Hoje é dia de Djavanear! 💙 Hoje é aniversário do querido @djavanoficial, parte essencial da história de Gal e da nossa cultura. Djavan que deu vida a músicas como “Azul”, “Açaí”, “Nuvem Negra” e “Pétala”, entre outras canções que ganharam ainda mais força e beleza na interpretação de Gal. Parabéns, Djavan 🎶
Tweet media one
Tweet media two
Tweet media three
3
60
551
@GalCosta
Gal Costa
20 days
Hoje, 25 de janeiro, é aniversário do mestre Tom Jobim, e foi exatamente em homenagem ao maestro que a data foi escolhida como Dia Nacional da Bossa Nova. Tom costumava dizer que Gal cantava suas músicas como ele gostava de ouvi-las. Em 1995, ela lançou a canção inédita “Como um samba de adeus” (Mina d’água do meu canto), feita em homenagem a Tom Jobim, morto em 1994 – é da música o verso que dá título ao álbum. Ela voltaria a homenagear Tom em 1999, no disco ao vivo Gal Costa canta Tom Jobim, fruto de um projeto que a cantora e o compositor planejavam fazer juntos. “Antes de ele viajar para os Estados Unidos pra essa cirurgia, que não sei bem o que foi, e que ele veio a falecer, falei com ele ao telefone”, contou Gal em entrevista ao jornalista Tárik de Souza. “E ele: ‘Olha, vamos fazer o nosso disco quando eu voltar! Vamos fazer?’ Eu falei: ‘Vamos, eu estou pronta, mestre!’. Mas aí não deu tempo. E eu me senti na obrigação de fazer um disco cantando canções dele, mas a gente ia fazer juntos!” Fotos: Antonio Carlos Jobim e Gal Costa, em Hollywood, no período da apresentação na sala de concertos Avery Fisher Hall, em Nova York (1987)
Tweet media one
Tweet media two
3
38
248
@GalCosta
Gal Costa
20 days
☀️ Entre 10 de janeiro e 20 de fevereiro de 1974, Gal, @caetanoveloso, @gilbertogil, Luiz Melodia, Dominguinhos, entre outros, participaram de uma série de shows chamada Temporada de Verão em Salvador no @teatrovilavelha, em Salvador. Os shows acabaram virando um disco. No disco Gal gravou duas canções, “Quem Nasceu”, de Péricles Cavalcanti, e “Acontece”, uma das obras-primas de Cartola. O reencontro com os amigos reafirmava, de certa forma, o desejo de reeditar o que fizeram juntos no início da carreira na Bahia, sem nostalgia, mas com muita vontade de voltar ao clima que marcou a vida cultural frenética de Salvador no início da década de 1960. Em 1964, Gal, que ainda era Maria da Graça, Gil, Caetano, Bethânia e Tom Zé, entre outros, inauguraram o Teatro Vila Velha com o show “Nós, por exemplo”, um enorme sucesso de público. No mesmo ano, meses depois, o grupo apresentava um novo espetáculo, “Nova bossa velha, velha bossa nova”, uma tradução do que se passava pelos corações e mentes daqueles jovens artistas num momento histórico eletrizante e conturbado. “Temporada de verão” retomava, de certa maneira, o espírito agregador dos primeiros encontros de 1964 e apontava para a possibilidade de novos projetos comuns. Há sempre, no encontro entre os quatro amigos, a possibilidade do trabalho em conjunto, do exercício alegre da convivência, sem nenhuma interferência na trajetória artística de cada um individualmente. E o que sucedeu em 1976 com a emergência dos Doces Bárbaros confirma essa afirmação. Revisitar esse passado é celebrar a força de um teatro que marcou época e que continua inspirando gerações. Até o dia 16 de fevereiro está rolando no Museu de Arte Moderna da Bahia a exposição “Vila Velha, Por Exemplo”, comemorativa dos 60 anos do @teatrovilavelha. Visite! Terça a domingo - 10h às 18h 📍 MAM Bahia 🎫 Entrada gratuita É sempre tempo de aproveitar o clima de verão e criar novas memórias. Fotos: @evinha.frei
Tweet media one
Tweet media two
Tweet media three
1
7
61
@GalCosta
Gal Costa
22 days
Há exatos 4 anos, em 22 de janeiro de 2021, chegava às plataformas de áudio o dueto de Gal Costa e Silva na faixa “Só Louco”. Lançada no disco “Gal Canta Caymmi” de 1976, “Só Louco” foi tema principal de abertura da novela “O Casarão”, de Lauro César Muniz. Devido ao sucesso da telenovela, tornou-se a canção mais tocada nas rádios de todo o álbum, e também a mais conhecida, ganhando um clipe histórico no programa “Fantástico”. Silva comenta: “Se alguém me dissesse que um dia eu cantaria Caymmi com Gal, eu provavelmente não acreditaria. Foi uma honra cantar “Só Louco”, uma das canções mais bonitas da música brasileira, com uma das minhas vozes prediletas no mundo”. Ficha Técnica: Produzida por Felipe Pacheco Ventura, Marcus Preto e Silva Silva – Voz Felipe Pacheco Ventura – Violão, Violinos, Violas, Baixo, Samples, Arranjos Marcus Ribeiro – Cellos Gabriel Vaz – Bateria, Percussão 📸Fotos: @sarahmirella - Show “A Pele do Futuro” na Concha Acústica de Salvador, em fevereiro de 2020.
Tweet media one
Tweet media two
0
12
94
@GalCosta
Gal Costa
24 days
🎂🎶Hoje é aniversário do incrível compositor e produtor musical Ronaldo Bastos (@ronaldubas18), um dos fundadores do Clube da Esquina. Feliz aniversário, Ronaldo! Ronaldo tem um papel fundamental na carreira de Gal. Ele é o responsável por clássicos como "Chuva de Prata" (com Ed Wilson), "Nada Mais" (versão de "Lately", de Stevie Wonder), "Sorte" (com Celso Fonseca), "O Vento" (com Djavan) e "Sonho Real" (com Lô Borges), entre outros. Qual é a sua canção favorita? Foto: Beto Guedes, Gal e Ronaldo Bastos (Arquivo @evangelinamaffei) l
Tweet media one
0
7
75
@GalCosta
Gal Costa
25 days
Hojé é dia de relembrar a rainha @ElzaSoares ! 3 anos sem Elza. Salve Elza Soares! Em homenagem a Elza, Gal recita a letra da música “Mulher do Fim do Mundo”, composta por Alice Coutinho e Rômulo Fróes. O vídeo foi exibido pela HBO Max em 2022, no especial “2022” em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22.
0
19
94
@GalCosta
Gal Costa
26 days
“Escrevo, assim, minhas palavras Na voz de uma mulher sagrada“ 🎶 Vaca Profana (@caetanoveloso)
Tweet media one
1
35
187
@GalCosta
Gal Costa
28 days
“Sou o sopro da manhã na direção do sol do novo azul que se levanta“ 🎶 Puro Sangue (Libelo do Perdão) - @guilhermearantesoficial 💿 A Pele do Futuro (Biscoito Fino / 2018) 📸 @bobwolfenson para @voguebrasil
Tweet media one
0
7
69
@GalCosta
Gal Costa
29 days
📺 Hoje homenageamos a genialidade de Jô Soares, na data de seu nascimento. Um mestre do humor, da inteligência e das entrevistas memoráveis, como o especial Globo Gente de 1973, ao lado da nossa Gal. 🎙️ Entre risadas, perguntas afiadas e aquele charme único, Jô sabia transformar qualquer conversa em um momento inesquecível — e com Gal, não poderia ser diferente.
1
16
124
@GalCosta
Gal Costa
30 days
🎶 Você sabia que a canção “Acauã”, de Zé Dantas, do álbum “Legal” (1970), está na trilha sonora do aclamado filme “Ainda Estou Aqui”? 🎥 Além de “Acauã”, a música “Falsa Baiana”, de Geraldo Pereira, do mesmo álbum, também faz parte da seleção musical do filme! 💿 Em 2017, Gal regravou a clássica “Acauã” no DVD “Estratosférica Ao Vivo”. Qual versão você mais gosta? Conta pra gente! ✨
2
22
132
@GalCosta
Gal Costa
1 month
“Faço canções para Gal melhorá-las”. A afirmação de @chicobuarque, um minuto antes da estreia carioca da temporada do show “Mina d’água do meu canto”, quinta-feira à noite, no Canecão, serviu como uma benção ao show em que Gal Costa homenageia sua obra e a de @caetanoveloso. Um Canecão lotado, com muitos convidados, estava preparado para celebrar a cantora. E celebrou. Nenhuma das 24 músicas — todas de Caetano ou Chico, com exceção de “Janelas abertas”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes — cantadas por Gal deixaram de ser muito aplaudidas. - Gal escolheu as canções com critério bastante pessoal. E gostei muito do resultado no disco — disse Chico, ao lado da mulher, Marieta Severo, na fila do gargarejo. — Gosto muito dela cantando e dos arranjos. “A Rita”, por exemplo, ficou com um balanço incrível. Depois de receber o beijo de Chico no camarim, Gal Costa festejou a própria celebração durante o interminável beija-mão. — Deu tudo certo na estreia - exultava. — O show foi concebido como um concerto elegante e eu me portei dessa maneira. A apresentação foi centrada na música, no meu canto e no trabalho dos músicos. #TBT Estreia da turnê “Mina d’agua do meu canto”, que trazia canções de Caetano Veloso e Chico Buarque, no Rio de Janeiro, em janeiro de 1996. A estreia nacional da turnê foi em Salvador, em maio de 1995, no Teatro Castro Alves. #GalCosta #ChicoBuarque #EquipeGal
Tweet media one
Tweet media two
2
8
95
@GalCosta
Gal Costa
1 month
🤎 Hoje o grande Luiz Melodia completaria 74 anos. Em 1997 Gal gravou o DVD Acústico MTV com participação de Melodia, dividindo os vocais em “Pérola Negra”. Gal Costa foi uma das cantoras que mais gravou seus maiores sucessos. Entre eles, “Pérola Negra” que está no emblemático disco “Fa-Tal - A Todo Vapor” de 1971, e “Juventude Transviada” para o álbum “Gal Tropical” em 1979. Salve Luiz Melodia! 🎼🤎
1
34
271
@GalCosta
Gal Costa
1 month
“Domingo é o fino da bossa Segunda-feira está na fossa Terça-feira vai à roça” “Tropicália”, composição de @caetanoveloso, gravada por Gal no disco homônimo de 1992 (RCA/BMG). No vídeo, Gal canta no programa Ensaio da TV Cultura, gravado em 1994 e posteriormente lançado em DVD pela gravadora Trama.
0
14
91
@GalCosta
Gal Costa
1 month
“Sedução, poder sonhar Estupidez Você arrasa e me arrasou” Foto: Acervo @lverissimo (1984) 🎶 Topázio (@djavanoficial) 💿 Profana (BMG, 1984)
Tweet media one
0
15
122